Concessionárias da AB Concessões recebem Projeto Cultura e Natureza

Wednesday, November 21, 2018



Bugio, palmeira-juçara, pau-brasil e peroba são algumas espécies da Mata Atlântica ameaçadas de extinção, que são preservadas em propriedades privadas do Estado de São Paulo. Estas e outras espécies foram registradas pelo fotógrafo naturalista Silvestre Silva durante sua expedição de mais de nove mil quilômetros em quase 50 municípios para o livro "Cultura e Natureza - Áreas Protegidas do Estado de São Paulo: RPPNs", patrocinado pela AB Concessões, por meio das Leis de Incentivo Fiscal. 

Algumas cidades lindeiras às concessionárias AB Colinas e AB Triângulo do Sol participam do projeto, que tem o apoio da Secretaria Estadual da Educação, do Sesc SP e da Editora Sesi SP. De 21 de novembro a 13 de dezembro, serão promovidas atividades ambientais para 1.500 estudantes de escolas públicas de cidades do litoral e do interior do estado como Rio Claro, Porto Feliz, Tietê, Boituva, Itu, Indaiatuba, Cabreúva, São Carlos, Mirassol, Matão, Bebedouro, Sertãozinho, Borborema e Salto. Com visitações a RPPNs locais, guiada por especialistas em unidades de conservação do WWF-Brasil e Fundação Florestal, os estudantes serão apresentados aos serviços ambientais de seu município. O projeto conta com a distribuição de 4.500 livros que retratam a história de vida das 93 RPPNs paulistas, sendo 1.500 deles em um formato especifico para os estudantes.

Nestes encontros, os autores conversarão com a população local e estudantes de escolas públicas sobre o trabalho desenvolvido por estes proprietários em prol da conservação voluntária da natureza. Desta forma, promovem o reconhecimento fortalecimento das ações de preservação do patrimônio natural, fazendo a doação de exemplares dos livros às instituições culturais locais. 

A publicação, que tem apresentação a patrocínio da AB Concessões, patrocínio da Companhia de Navegação Norsul e co-patrocínio das empresas Engie Brasil Energia e Banco ING, obteve aprovação por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e conta com apoio da Fundação Florestal e do WWF-Brasil.