16ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto reúne mais de 250 atividades culturais

Monday, June 6, 2016


Augusto Cury, Ignácio de Loyola Brandão, Gilberto Dimenstein, Fabrício Carpinejar e Jayme Monjardim são alguns dos destaques da 16ª Feira do Livro de Ribeirão Preto (SP). Reconhecida nacionalmente e consolidada como um dos mais importantes eventos do interior e uma das sete maiores feiras literárias da América Latina, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto chega a sua 16ª edição trazendo uma extensa programação entre os dias 12 e 19 de junho. A abertura oficial do evento acontece no sábado, dia 11 de junho, às 19h, no Theatro Pedro II, com o espetáculo "Uma Noite com Alma", apresentado pelas crianças e jovens da Academia Livre de Música e Arte de Ribeirão Preto - ALMA

Entre outros patrocinadores a AB Triângulo do Sol, por meio da Lei Rouanet, apoia esta 16ª edição do evento.

Na edição deste ano, a Feira do Livro fará uma homenagem à Colômbia, às escritoras Lygia Fagundes Telles, Maria Clara Machado e Rita Mourão, e ao filósofo Mario Sérgio Cortella. Durante todo o evento haverá discussões e análises sobre o papel do escritor e do leitor.

O tema da feira este ano abrange o mundo da literatura em seus diversos gêneros e conto, romance, crônica e poesia terão destaque nos oito dias de evento, segundo a presidente da Fundação Feira do Livro, Adriana Silva. "A Feira esse ano tem um tema muito relacionado ao livro, e por isso deu a possibilidade de brincar com os gêneros literários. Então, nós vamos ter nessa edição muitos romancistas, cronistas, poetas, e quase todos eles premiados em edições de prêmio nacionais", diz.

O evento terá palestras, oficinas, debates e sessões com temas específicos e uma sessão fixa, com a presença de escritores premiados. "Nós vamos ter a Sessão Jabuti, todo dia com um premiado com o primeiro lugar, seja na crônica, no conto ou na poesia", conta Adriana.

A Sessão Jabuti contará com a presença dos escritores: Alice Ruiz, Carlito Azevedo, Carol Rodrigues, Cristovão Tezza, Edney Silvestre, Fabrício Carpinejar, Ignácio de Loyola Brandão, Isaias Pessoti, Menalton Braff e Lucília Junqueira de Almeida Prado.

Além das discussões, o público da Feira do Livro terá shows gratuitos no palco do Theatro Pedro II. Entre as apresentações, estarão Jair Oliveira, Quinteto Bachiana, a solista Giovanna Maira e a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.

A programação completa é gratuita e acessível a todos os públicos. Uma das características desta agenda cultural é incluir atividades para diversos locais da cidade, como escolas, instituições, bibliotecas, praças, ONGS, universidades, museu, shoppings e centros culturais na periferia. O evento atende não só a cidade de Ribeirão Preto, mas também em cerca de 25 municípios da região.

Realização

O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 16ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Patrocínio Prata da Gás Brasiliano e Savegnago Supermercados. Como mantenedores são a ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Shopping Iguatemi Ribeirão Preto. Patrocínio Bronze da AB Triângulo do Sol, Banco do Brasil, Pedra Agroindustrial S/A, RTE Rodonaves Transporte e Banco Itaú Unibanco. Conta também com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Centro Universitário Estácio Uniseb e Mineração Jundu. Apoio Cultural do SESC - Serviço Social do Comércio, SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SESI - Serviço Social da Indústria, Santa Helena, Centro Universitário Barão de Mauá, CBL - Câmara Brasileira do Livro, Instituto CPFL, Saraiva, UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto. Tem como parceiros culturais Heurys, Livraria Travessa, Monreale Hotel, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, São Martinho, EPTV, Jornal A Cidade, CBN e G1. Apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Secretaria da Cultura, Secretaria do Turismo, Secretaria da Educação, Câmara de Ribeirão Preto, Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, Cine Clube Cauim, Atlântica Simbios, Biblioteca Altino Arantes / Fundação Educandário, Colégio Marista, Lotérica Galeria do Ribeirão Shopping, Coderp, Daerp, Transerp, Bombeiros, Guarda Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, SINCOVARP - Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto - Núcleo da Notícia, AMAECO - Amigos do Meio Ambiente e da Ecologia, POIESIS e Oficina Cultural Candido Portinari.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade - hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.