Vaga Verde e apresentações teatrais marcaram Semana do Trânsito na MG-050

Tuesday, September 29, 2015


A AB Nascentes das Gerais mobilizou 500 mil pessoas no Centro-Oeste e no Sudoeste de Minas Gerais com ações na Semana Nacional do Trânsito, com intensa programação entre os dias 20 e 25 de setembro. De Juatuba, na região metropolitana de Belo Horizonte, a São Sebastião do Paraíso, na divisa de Minas com São Paulo, os usuários do Sistema MG-050/BR-265/BR-491 puderam participar de atividades cujo objetivo foi estimular a cidadania e valorizar a vida no trânsito.

Duas ações chamaram a atenção das pessoas em particular. Na "Vaga Verde", a AB Nascentes das Gerais ocupou o espaço destinado à uma vaga de veículo em área movimentada com grama e bancos. A ideia foi mostrar que o uso do veículo automotor deve ser racional. O excesso de carros e motos em centros urbanos prejudica a mobilidade e ainda polui o meio-ambiente com o lançamento de gases na atmosfera.

Em Divinópolis, o auxiliar administrativo Arthur Freitas conferiu a novidade e elogiou as dicas de fisioterapia que também foram oferecidas no espaço. "É muito importante despertar para a questão do trânsito e como podemos fazer nossa parte, além da questão ambiental", afirma.

Atores de teatro também interagiram com a população em intervenções urbana e em peças. "Conseguimos levar a todos os públicos a mensagem da urgência de todos nós somos responsável pela nossa segurança e pela dos outros quando falamos de trânsito", afirma Marcelina Liberato, coordenador de comunicação e ouvidora da AB Nascentes das Gerais.

Recentemente, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) produziu amplo estudo que comprovou a gravidade dos acidentes de trânsito no Brasil. De acordo com o levantamento, o país gasta por ano R$ 140 bilhões com acidentes de trânsito. O Ipea pontuou que as principais causas das ocorrências são: falta de atenção dos condutores, ingestão de bebidas alcoólicas e desrespeito às regras de trânsito.