Novos Cielos vão além do pódio nas primeiras competições do Ano III

Wednesday, November 16, 2016


O núcleo do Novos Cielos do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo, já disputou três competições desde o início do Ano III do projeto, aprovado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte. E, em todos os torneios, conseguiu resultados que mostram a evolução do trabalho de formação feito pelo Instituto Cesar Cielo, criado pelo campeão olímpico e mundial e recordista mundial Cesar Cielo. O Novos Cielos tem o patrocínio de empresas que investem no Brasil pelo esporte, como a AB Concessões.

"Os resultados foram positivos, não apenas pelas medalhas ganhas pelos atletas nas competições, mas também pelos tempos que eles obtiveram. As medalhas que eles trouxeram são, é claro, motivo de comemoração, mas natação é performance medida em tempo. E tivemos bons resultados também quanto aos tempos, em todas as categorias", afirma o técnico Luiz Fernandes Barbosa, coordenador do Novos Cielos/Centro Olímpico.

No Campeonato Brasileiro Júnior de Natação - Troféu Júlio Delamare -, realizado em João Pessoa, Paraíba, em outubro de 2016, um dos destaques foi Kayky Marquart Mota, campeão brasileiro júnior dos 400 m medley, com 4min32s03, com melhor marca pessoal - a anterior era 4min35s69. Um outro exemplo de pódio com melhor marca é o de Julia Vivian Rodrigues, da categoria Júnior I, que ficou com o bronze nos 800 m livre, com 9min15s59 - o seu tempo anterior era 9min29s40. 

"O Kayky, por exemplo, tem a oportunidade de fazer índice para o Mundial Júnior, em 2017, tanto na prova dos 200 m medley quanto nos 400 m medley - essas melhorias dos tempos individuais mostram isso. Ele foi criado no Centro Olímpico, passou por outras categorias, está no Novos Cielos desde o início, e pode ser uma referência para os outros meninos e meninas", reforça Luiz Fernandes Barbosa.

Show de todas as categorias


A categoria Petiz disputou o III Festival CBDA Correios Sudeste de Natação, também realizado em outubro de 2016, no Rio. O pódio em equipe, no revezamento medley Petiz 2, com Pedro Maia, Stephan de Freitas, Theo Ramos Beraldi e Alan Nicholas, foi um dos destaques.

No Paulista Infantil - XIV Troféu Sylvio de Magalhães Padilha -, em Santos (SP), foram várias as medalhas e um bom 6º lugar na classificação geral (179,50 pontos). O Infantil I masculino foi vice-campeão paulista e o Infantil I feminino ficou com o 5°lugar. Dentre as meninas, o Novos Cielos teve ouro com Yasmin Viana Lopes, do infantil I, nos 200 m borboleta (2min28s36) - a nadadora ainda ficou com a medalha de prata nos 200 m costas (2min28s67). Murilo Modena Cesaro, do Infantil I, foi campeão paulista nos 400 m medley (4min57s87).


Para o núcleo do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, o Novos Cielos - Ano III, é uma parceria entre o Instituto Cesar Cielo, criado em 2010 pelo campeão olímpico e mundial Cesar Cielo, o governo federal - por meio da Lei de Incentivo ao Esporte -, a Prefeitura de São Paulo e os patrocinadores AB Concessões, hth e Mattos Filho.

CONTRAPÉ DE JORNALISMO - Heleni Felippe (MTB 13.507)