AB Colinas recebe certificado de adesão ao Programa Nascentes

Monday, March 12, 2018


Com a assinatura do Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental, concessionária junta-se ao Estado em prol do meio ambiente

Em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, em fevereiro deste ano, a concessionária AB Colinas recebeu, das mãos do governador do Estado, Geraldo Alckmin, o certificado do Programa Nascentes - uma ação do governo do Estado de São Paulo, instituída em 5 de junho de 2014 pelo Decreto nº 60.521. 

O Programa tem o objetivo básico de ampliar a proteção e conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade, por meio da otimização e direcionamento de investimentos públicos e privados para proteção e recuperação de matas ciliares, nascentes e olhos-d'água; para proteção de áreas de recarga de aquífero; para ampliação da cobertura de vegetação nativa em mananciais, especialmente a montante de pontos de captação para abastecimento público; para plantios de árvores nativas e melhoria do manejo de sistemas produtivos em bacias formadoras de mananciais de água. O Programa também contempla a conservação dos recursos hídricos visando a segurança pública, bem como em áreas rurais e urbanas, voltada a assegurar o uso múltiplo das águas, priorizando-se o abastecimento público.

A meta inicial do programa é recuperar 4.464 hectares de matas ciliares, utilizando 6,3 milhões de mudas de espécies nativas. O programa está sendo desenvolvido nas bacias hidrográficas Alto Tietê, Paraíba do Sul e Piracicaba-Capivari-Jundiaí, regiões que concentram mais de 30 milhões de habitantes. O objetivo final é promover a restauração de cerca de 20 mil hectares de matas ciliares.

Por meio da assinatura do Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental firmado com a CETESB/SP, a AB Colinas realizará a recuperação de uma área verde de 53,82 hectares em três anos. Até o momento, já foram recuperados 17,94 hectares.