Movimento do Maio Amarelo completa cinco anos de atuação

Wednesday, May 2, 2018


Em sua 5ª edição, o Movimento segue fortalecido à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito

O Movimento Maio Amarelo completa cinco anos chamando a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária — organização idealizadora do Maio Amarelo —, o número de mortes em acidentes de trânsito no Brasil, de 2011 a 2015, chegou a 210 mil, o que corresponde a cinco mortes por hora, ou uma morte a cada 12 minutos. São, em média, 234 mortes por 100 mil veículos no país. 

Diante deste cenário, o Movimento visa estimular atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. 

Com o tema, Nós somos o trânsito, a edição 2018 do Maio Amarelo alerta a sociedade a tratar os acidentes de trân- sito como uma verdadeira epidemia, chamando a todos a adotar um comportamento mais seguro e responsável para a preservação da sua própria vida e a dos demais.

Na edição de 2017, diversas cidades no Brasil e no mundo aderiram ao Movimento com mobilizações em 26 países. Mais de 500 mil pessoas acessaram o site maioamarelo.com durante o mês e, no Facebook, a página do Movimento alcançou mais de cinco milhões de pessoas. O vídeo tema da mobilização “Minha Escolha Faz a Diferença”, obteve mais de dois milhões de visualizações.

No ano passado, o Movimento também conquistou o apoio de mais de quatro mil empresas públicas e privadas nacionais e internacionais, entre elas as concessionárias da AB Concessões que, neste Maio Amarelo, promovem mais uma vez, uma ampla agenda com diversas mobilizações para seus usuários.