Em cinco anos, 17 mil pedestres participaram de ações educativas

Monday, August 13, 2018


Usar com prudência os cruzamentos sinalizados existentes nas rodovias bem como as passarelas estão entre os temas abordados

De 2013 a 2017, as equipes das concessionárias da AB Concessões realizaram mais de 17 mil atendimentos a pedestres durante as atividades da campanha Pedestre na Via. Os dados revelam o empenho do Grupo em reduzir o número de atropelamentos de pedestres nas vias administradas já que, em média, 20% das ocorrências envolvendo pedestres acontecem a menos de 300 metros das passarelas e 47% dos atropelamentos são fatais. ‘’Os atro- pelamentos de pedestres são a principal causa de acidentes com maior gravidade nas rodovias e essa é uma reali- dade que trabalhamos para mudar, orientando os pedestres a não se arriscarem nas vias, colocando em risco a sua vida e a dos motoristas’’, explica o gerente de operações da AB Concessões, José Eduardo Cardozo. 

Por outro lado, a implantação de passarelas, defensas rígidas (muros de concreto) e ) e alambrados no canteiro central, a fim de coibir a passagem de risco, também são medidas implementadas pelas concessionárias para assegurar aos pedestres um deslocamento seguro. Contudo, mesmo assim, ainda é preciso manter atenção especial para a educação e conscientização dos pedestres, pois eles são um grupo de alto risco para os acidentes. ‘’A intensificação de nossas campanhas tem o objetivo de que todos os envolvidos no trânsito tenham um caminho cada vez mais seguro ’’, reforça Cardozo. 

Para isso, valores e princípios que são a base para um convívio social saudável no trânsito como o respeito ao próximo, obediência às leis e solidariedade, devem ser amplamente disseminados. Pois, o que se percebe hoje é a fragilidade desses valores, revelando uma sociedade em crise, marcada pela agressividade, individualismo e desrespeito. Por isso, que o Dia Internacional do Pedestre (08 de agosto), seja um momento de reflexão e mudança de comportamento.