AB Concessões patrocina a 13ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil

Tuesday, September 4, 2018


A trajetória da AB Concessões, por seu histórico de constante apoio à cultura, ao esporte, a projetos sociais e outros eventos relevantes, por meio das Leis de Incentivo Fiscal, demonstra como uma atividade empresarial pode estar alinhada com o desenvolvimento social e cultural. 

Neste sentido, a cultura, considerada pela Constituição brasileira um bem e um direito de todo cidadão, tem espaço entre as ações sociais da AB Concessões. Investir na comunidade por meio do fomento à cultura é um dos caminhos que a AB Concessões acredita ser fundamental para o país. Assim, além de administrar rodovias, o Grupo valoriza talentos, apoiando a preservação da história cultural das comunidades.

Então, nada melhor do que fortalecer uma cultura que está fortemente presente no DNA do acionista controlador da AB Concessões, o Grupo Italiano Atlantia - o maior Grupo no segmento de operação de rodovias da Itália que, em conjunto com suas subsidiárias, caracteriza-se por um dos maiores players do segmento no mundo.

Portanto, fomentar a disseminação da produção cinematográfica italiana no Brasil, é um gesto concreto do Grupo em favor da relevância do intercâmbio cultural Ítalo-brasileiro. E, estar presente na 13ª edição do Festival de Cinema Italiano, traduz esse desejo da AB Concessões em valorizar produções que preservam a história e a arte contemporâneas. 

Ao homenagear grandes talentos que marcaram a história da sétima arte, como nesta 13ª edição do Festival, a consagrada atriz Sophia Loren, o público tem a oportunidade de conhecer importantes momentos da sua trajetória no cinema. Para isso, será realizada uma Mostra em homenagem à atriz, no Museu da Imagem e do Som (MIS), de 17 a 22 de setembro, que exibirá uma retrospectiva de filmes e uma exposição fotográfica da atriz nos sets de filmagem. A entrada é gratuita.  

Por tudo isso e muito mais, a AB Concessões convida a todos a apreciar o "Cinema de Arte" e a riqueza cultural cinematográfica italiana presente no mais importante Festival de Cinema Italiano no Brasil. 

Conheça a programação completa do Festival aqui.


Sobre o Festival

O Festival de Cinema Italiano no Brasil é um evento organizado pela Câmera Ítalo-Brasileira de Comércio Indústria e Agricultura (ITALCAM) para promover o cinema italiano contemporâneo. 

Este ano, a noite de abertura do 13ª edição do Festival de Cinema Italiano será realizada dia 25 de setembro no Auditório Niemeyer, no Parque Ibirapuera. A Semana do Cinema Italiano começará no dia 17 de setembro até 03 de outubro em salas de cinema de São Paulo. O evento ganhou importância com o passar dos anos tornando-se hoje o mais importante Festival de Cinema Italiano no Brasil. O Festival terá como homenageada a atriz Sophia Loren, considerada a maior atriz da Itália e uma das maiores atrizes de todos os tempos.

Durante os sete dias do Festival serão exibidos 16 filmes, totalizando 68 exibições. Em 2016, o Festival teve mais de 6.000 expectadores nas salas de cinema.

O Festival tornou-se um evento considerável para o público brasileiro e uma etapa significativa pela indústria italiana cinematográfica na América do Sul, graças à afinidade cultural que existe entre Itália e Brasil: a metrópole de São Paulo é a maior cidade "italiana" do mundo após Roma.