ONU lança a versão em português da publicação Salvar Vidas

Wednesday, September 19, 2018


Documento apresenta um pacote de medidas técnicas para aprimorar a segurança no trânsito com base em evidências científicas

Segundo estimativas divulgadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), os acidentes de trânsito ocupam atualmente o nono lugar entre as principais causas de morte em todas as faixas etárias no mundo. A cada ano provocam a perda de mais de 1,3 milhão de vidas.

Em face desta realidade, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) divulgou, em maio deste ano, a versão em português da publicação Salvar Vidas — documento que tem o objetivo de apoiar os tomadores de decisão e os profissionais da área nos esforços para reduzir o número de mortes e lesões nas vias.

Sob o panorama mundial em que cerca de 49% das pessoas que morrem nas vias são pedestres, ciclistas e motociclistas, as propostas apresentadas pela ONU podem ajudar os países a garantir a qualidade do ambiente para pedestres e ciclistas; fortalecer a estrutura institucional e legislativa à política de segurança nas vias; e ainda enfrentar questões sociais e de governança que afetam a política de segurança no trânsito 

Segundo o documento, as lesões no trânsito estão entre as dez principais causas de morte no mundo em todas as faixas etárias e os acidentes nas vias já são a principal causa de morte de pessoas entre 15 e 29 anos de idade.

A organização defende que, além de causar sofrimento, os acidentes são um importante problema para a saúde pública e para o desenvolvimento, com altos custos socioeconômicos. Contudo, tais ocorrências podem ser previsíveis e preveníveis conforme sua proposta Enfoque Sistema Seguro, que administrada de maneira integrada, examina os fatores de risco de lesões causadas pelo trânsito e suas intervenções.