Qual a importância da ética profissional?

Monday, October 1, 2018



É a ética que define as condutas aceitáveis para se alcançar o bem comum, além de garantir um ambiente corporativo harmonioso

No ambiente corporativo existem parâmetros de comportamento que devem ser observados. Tais princípios são baseados no bom senso, ou seja, nos valores que norteiam a sociedade. Um profissional ético, por exemplo, é aquele que sempre fala a verdade e que honra seus compromissos. Responsabilidade, transparência, competência, comprometimento e humildade são alguns exemplos de valores que devem se refletir nas condutas profissionais.

É o uso da ética e de valores pessoais que capacita um profissional à pratica de comportamentos éticos diariamente, em todas as situações. As pessoas éticas questionam como seus comportamentos podem afetar os demais e se preocupam sobre os acertos de suas escolhas. Essas pessoas se perguntam: o que estou fazendo é justo, é honesto e verdadeiro para a minha estrutura de valores? Questões estas ainda elucidam três pontos importantes: Quero? Devo? Posso? 

A prática ética também beneficia todos os profissionais de uma empresa, apoia os ideais dos quais as organizações aspiram, além de criar confiança em relação à profissão. ’’A ética no ambiente profissional é favorável ao crescimento da empresa e também ao bom relacionamento entre os colaboradores. Com regras bem definidas, as pessoas se respeitarão mais e o clima organizacional será de parceria, trabalho em equipe e respeito mútuo. Por isso a vivência do Código de Ética é tão importante’’, ressalta o gerente de auditoria interna e gestão de riscos da AB Concessões, José Roberto Pereira Júnior.

Quem desenvolve seu trabalho com base na ética atua com afinco para que reconheçam a sua capacidade. Como resultado, colhe-se a garantia de uma consciência tranquila, proporcionada pela certeza de que sua conduta é correta, coerente e que não prejudica outras pessoas.