Compromisso com um futuro ambientalmente correto

Wednesday, October 17, 2018



Até o momento, as concessionárias do Grupo AB Concessões já recuperaram 191hectares de áreas verdes, o equivalente a 267 campos de futebol

Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que, em áreas urbanas, o recomendável seria que houvesse uma média de três árvores para cada habitante, algo que, de acordo com a entidade, representaria melhor qualidade de vida nas cidades. 

De acordo com a engenheira responsável pela área ambiental da AB Concessões, Ani Ster, as concessionárias estão atentas a essa realidade e incentivam a preservação do meio ambiente, contribuindo para o aumento de áreas verdes, por meio de diversas atividades socioambientais. 

Em 2016, 25 mil mudas de espécies nativas foram plantadas na região de Itu/SP, pela AB Colinas. Já este ano, a concessionária recebeu o certificado do Programa Nascentes - uma ação do governo de São Paulo. A meta do programa é recuperar 20 mil hectares de matas ciliares. Por meio da assinatura do Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental, a AB Colinas realizará a recuperação de uma área de 53,82 hectares em três anos. ’’Até agora, já recuperamos 17,94 hectares’’, relata a engenheira.

Desde 2013, a AB Nascentes das Gerais realiza o plantio de mudas nativas para a recuperação de áreas no Projeto SOS São Francisco, em Bambuí/ MG, onde já foram recuperados pela concessionária cerca de 18 hectares. Estudos recentes apontam que os locais estão em processo avançado de regeneração e com bom potencial de recuperação. 

Durante 16 anos de concessão, a AB Triângulo do Sol contribuiu para a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) com o plantio de 220 mil mudas de árvores nativas, sendo 100 mil apenas na Serra de Jaboticabal. A concessionária também atuou nas margens de córregos das regiões paulistas de Jaboticabal, Sertãozinho, Itápolis e São Carlos.