AB Concessões patrocina projeto Cultura e Natureza

Monday, October 22, 2018



A AB Concessões está patrocinando o livro Cultura e Natureza - Áreas Protegidas do Estado de São Paulo: RPPNs que relata a expedição realizada pelo fotógrafo-naturalista Silvestre Silva, acompanhado de seus assistentes-viajantes, numa verdadeira busca por informações e registros visuais e vivenciais, em campo e por diferentes regiões do território paulista.

O intuito do livro é o de introduzir o leitor no universo cultural e ambiental no qual as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) estão inseridas, para depois mergulhar no roteiro percorrido pela expedição no Estado, no qual o fotógrafo e seus assistentes tiveram a oportunidade de visitar as reservas presentes na obra. A segunda parte da publicação, na qual são abordadas as particularidades de cada unidade de conservação, possui dois textos: um no qual o fotógrafo apresenta um breve relato de sua visita a cada uma das propriedades, seguido de outro mais informativo que aborda detalhadamente as realidades de cada reserva. 

As histórias destas pessoas que mantêm estas reservas estão presentes no livro Cultura e Natureza - Áreas Protegidas do Estado de São Paulo: RPPNs, que será lançado no dia 26 de outubro, às 19 horas, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP.

O material foi produzido por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apresentação e patrocínio da AB Concessões. O material também recebeu o patrocínio é da Companhia de Navegação Norsul e o co-patrocínio das empresas Engie Brasil Energia e Banco ING.

A publicação, que foi co-idealizada pela Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo (Frepesp) e pela Bela Vista Cultural, tem o objetivo de tornar-se um material de referência sobre o universo das RPPNs paulistas. Sua divulgação está acompanhada de apresentações em municípios do interior do estado de São Paulo, durante as quais a equipe editorial (com apoio da Secretaria da Educação, do Sesc e da Editora Sesi) dialogará com a população local e estudantes de escolas públicas sobre o livro e o trabalho desenvolvido por estes proprietários em prol da conservação voluntária da natureza. 

Este projeto é fruto do esforço realizado, desde 2014, pela associação que representa os RPPNistas do Estado de São Paulo, a Frepesp, que, em parceria com a editora Bela Vista Cultural, obteve aprovação de edição pelo Ministério da Cultura, e contou com apoio da Fundação Florestal e do WWF-Brasil para sua realização. Os textos sobre as propriedades são de autoria de Federica Fochesato, sob coordenação de Ana Celina Tiburcio e crivo de Ana Maria Soares na consolidação das informações disponibilizadas pelos proprietários de RPPNs e pela Frepesp.

Sobre as RPPNs
Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma categoria de unidade de conservação da natureza criada, voluntariamente, por um proprietário rural, que assume proteger uma área de floresta em sua propriedade, em caráter perpétuo.