Progredir nas metas é fundamental para conquistar objetivos

Wednesday, January 16, 2019


Manter-se motivado no cumprimento dos objetivos exige determinação e disposição em desafiar-se com metas fora da zona de conforto 

Em todo início de ano, grande parte das pessoas faz planos para o novo ciclo: emagrecer, entrar na academia, trocar de emprego, comprar um carro, reformar a casa. Porém, existe uma grande diferença em ter um objetivo, um sonho e como concretizá-los. Tudo é possível, desde que se esteja com disposição de cumprir algumas metas.

Para alcançar o resultado final, o objetivo almejado, é necessário cumprir metas de produção, realizar um processo, muitas vezes diário. Quem vislumbra um objetivo, não pode esquecer-se do processo, da meta que levará a alcançá-lo. Por exemplo, quer ser médico, estude; quer ser pianista, pratique. 

Propor-se um bom objetivo de vida exige planejamento, um passo a passo de como conquistá-lo, sem atropelos. Se for preciso, no meio do caminho, refaça as metas, afinal, pode não dar certo na primeira vez. Também é valido buscar entender o porquê de não ter atingido alguma ou algumas metas que havia se proposto anteriormente. Avaliar tudo o que passou, fazendo um balanço de todos os acontecimentos pessoais e profissionais, positivos e negativos, trará também mais clareza ao novo caminho.  

Gary Latham, professor da Universidade de Toronto, estudou a psicologia no estabelecimento de metas e sua pesquisa conseguiu comprovar que existem algumas razões cruciais que impedem o cumprimento de objetivos como, por exemplo, estabelecer metas muito abrangentes; estabelecer muitas metas; estabelecer metas surreais; e ser pessimista.

Portanto, não basta somente vislumbrar um objetivo de vida sem haver metas adequadas e realistas para alcançá-lo. Enquanto não houver disposição real em transformar-se, este poderá ser mais um início de jorna-da em que se esperará ansioso pelo fim.