Em seis anos, mais de 470 mil pessoas participam de ações do Grupo

Monday, February 11, 2019


De 2013 a 2018, as concessionárias promoveram atividades de educação para o trânsito que resultaram em 474.029 atendimentos 

O caminho mais curto para transformar os ideais de segurança nas rodovias em realidade é pela promoção de uma cultura de paz no trânsito. Neste sentido, acreditando em seu papel de protagonistas, as concessionárias da AB Concessões investem em campanhas de educação no trânsito, a fim de provocar mudanças significativas na segurança das vias e na condução segura dos veículos.

Nos últimos seis anos, 474.029 pessoas participaram das diversas atividades promovidas pelo Grupo. Deste total, só em 2018, na AB Colinas e na AB Triângulo do Sol, por exemplo, 9.148 pedestres, 445 ciclistas, 3.799 motociclistas, 699 caminhoneiros e 4.267 motoristas foram impactados pelas campanhas que alertam sobre os fatores de risco nas vias e as medidas preventivas voltadas para a mudança de comportamentos no trânsito. Segundo José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, o problema de tantas vidas ceifadas no trânsito começa na formação do condutor, que não aprende a avaliar os riscos na direção.“Tanto o motorista, ciclista, motociclista quanto o pedestre não tem a percepção dos riscos ao fazer travessias perigosas, andar em alta velocidade, usar o celular, beber e dirigir”, alerta.

Por isso, parte das atividades das concessionárias é destinada exclusivamente na formação de novos condutores. De junho de 2017 a maio de 2018, 5.544 crianças, jovens e professores participaram de ações com escolas promovidas pela AB Nascentes das Gerais. Um público que recebeu formação para ser observadores das leis de trânsito e agentes cidadãos de uma nova geração de condutores.“Nestes últimos seis anos, creio que contribuímos, ao menos, com uma semente de esperança à triste realidade do trânsito, que crava uma verdadeira epidemia de mortos, feridos e sequelados”, ressalta a coordenadora de comunicação do Grupo, Carolina Piepke.