Dia da Árvore é comemorado na AB Concessões

Monday, July 18, 2016


Um estudo desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde apontou que, em áreas urbanas, o recomendável seria que houvesse uma média de três árvores para cada habitante, algo que, de acordo com a entidade, representaria melhor qualidade de vida nas cidades. Atentas a essa realidade, as Concessionárias Triângulo do Sol e Nascentes das Gerais realizam, hoje, ações alusivas ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro.

Triângulo do Sol

Sete anos atrás, colaboradores da Triângulo do Sol plantaram mudas na nascente de um afluente do Rio São Lourenço, em Matão. Hoje, o plantio está bem desenvolvido, com o fechamento das árvores em sua copa e rebrota de outras árvores. Além disso, alguns dos colaboradores participantes da ação tiveram filhos, que cresceram tanto quanto o plantio realizado com o incentivo da concessionária.

Alguns colaboradores e seus filhos se reuniram hoje, no mesmo local, para mais um plantio de mudas. ‘’Muito especial para mim, como responsável pela área de meio ambiente, poder ver o resultado positivo de uma pequena ação, ocorrida há sete anos e que, hoje, podemos reforçar com o plantio de novas mudas’’, conta a engenheira da AB Concessões, Ani Ster Marquioni.

Ao longo dos 16 anos de concessão, a Triângulo do Sol contribuiu para a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP), em municípios do trecho. Foram plantadas mais de 220 mil árvores, sendo 100 mil na Serra do Jabuticabal, no município de Taquaritinga. A concessionária também atuou em outras localidades, como nas margens de córregos das regiões de Jaboticabal, Sertãozinho, Itápolis e São Carlos.

Nascentes das Gerais

A Concessionária Nascentes das Gerais, distribuirá nas praças de pedágio três mil mudas de árvores nativas das regiões Centro-Oeste e Sudoeste de Minas para sensibilizar os motoristas da importância de cuidados com as árvores. O diretor-executivo da Nascentes das Gerais, Joselito Castro, aproveita para lembrar que a concessionária mantém uma atuação sustentável sólida, por meio de ações do Plano de Gestão Ambiental (PGA), que promove diversas atividades para preservação do meio-ambiente e várias ações com caráter educativo. "A entrega das mudas para os usuários é simbólica para mostrar que cada um de nós pode plantar ou cuidar de uma árvore, contribuindo para a preservação do planeta", afirma.

Também dentro do trabalho desenvolvido para a preservação do ecossistema, a Nascentes das Gerais apoia o Projeto S.O.S. São Francisco, cujo objetivo é reconstituir e proteger matas ciliares ao longo de um dos principais rios do Brasil. A concessionária contribui com o plantio de mudas de árvores em Bambuí, na região Central de Minas, visando a recuperação de uma área de 13 mil metros quadrados. Até o momento, cerca de dez mil árvores já foram plantadas.